quarta-feira, 13 de julho de 2011

  Um filme lindíssimo e completamente diferente do habitual. 'Hear Me' conta a história de Yang Yang; uma jovem que cuida sozinha de sua irmã Peng, uma nadadora que está treinando para as Olimpíadas de Surdos. Um dia, Yang Yang encontra Tian Kuo, o rapaz que entrega marmitas na piscina onde Peng treina. Ambos passam a comunicar-se pela linguagem de sinais. Vamos aos comentários?



  Este filme é uma lição de vida. Primeiro porque mostra o dia-a-dia dos deficientes auditivos, as dificuldades e barreiras que devem ser superadas ou amenizadas, isto fica implícito pois não é do que o filme trata, mas ao mesmo tempo mostra uma vida normal de pessoas normais, porque é isso que os deficientes auditivos são; e segundo porque nos ensina que ''o amor e os sonhos são milagrosos, não precisam ser ouvidos para serem ditos ou traduzidos.'' O filme possui pouquíssimos diálogos. Na verdade, os diálogos são construídos a partir da linguagem de sinais. O que ao contrário do que muitos pensam não o torna nem um pouco cansativo, ao contrário, ele prende você do começo ao fim, despertando aos poucos sua sensibilidade, pela simplicidade com que é encenado. Além disso, é um filme que não demonstra o preconceito em relação a deficiência, e sim, outros tipos de preconceitos relacionados as mais diversas situações de um dia-a-dia comum.




  Pelo fato de a maior parte dos diálogos do filme serem construídos a partir da linguagem de sinais, é que o talento dos atores deixa-se transparecer. É necessário uma boa atuação para transmitir cada emoção, cada sentimento, cada angústia dos personagens. A expressão facial e corporal entram em cena para a concretização desse maravilhoso trabalho. A série de mensagens que o filme objetivou transmitir só foi possível graças a escolha de um elenco de ponta. O filme é bastante emocionante. Logicamente, não poderia deixar de ter uma pitada de drama envolvendo o casal. Mas, no mais, este é tratado não em relação a deficiência e sim, como um problema habitual de namorados como quaisquer outros(depois é que o fato da deficiência entra em cena). Outro ponto tratado, é que às vezes alimentamos e vivemos em função dos sonhos de outras pessoas, esquecendo dos nossos próprios sonhos. E você, qual o seu sonho?




  Depois do filme, vocês serão dominados por uma vontade enorme de saber um pouco mais sobre essa linguagem. E, para antecipar a curiosidade de vocês, vou explicar um pouco antecipadamente.
  As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.




  Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.




  As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional.Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua. A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. 



  Hear Me é uma excelente opção para qualquer admirador do cinema oriental. É uma temática bastante diferente, mas que encanta diversas massas de espectadores. Este filme quase concorreu ao Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira, mas foi considerado inelegível para a categoria, pois sua data de lançamento foi antes do prazo permitido. Vocês podem fazer o download no Sora~D Fansub.



Posted by Cecília On 00:00 10 comments

10 comentários:

  1. Cacília quando li essa parte final fazendo um abordagem sobre o que vem ser a lig. de sinais me bateu uma saudade de quando tinha meus amigos em uma outra cidade que morei eles eram D.A - Def. auditivo , nossa foi justamente esse fato que me chamou atenção no filme e por isso sem dúvida o verei até pq deve ser LINDO demais ♥_♥ . Eu vi outro 2 doramas q abordavam esse fato de um dos personagens serem D.A foi Orange Days e Aishiteru to itte kure lidos tbm .. Até pq essa atriz é a mesma que fez Black & White adoroOooo ela .

    Queria ter um tempão de sobra só pra ver todos os filmes/doramas possíveis U.U o dia deveria ter mais que 24 horas só assim eu poderia ver TUDO rsrsrsrs

    Abraços cecília , amei sua abordagem sobre esse filme . Até pq eu praticamente scolhi ele só pela sinopse e tinha poucos comentários e eu gosto de ler comentários antes de ver uma coisa ^^

    ResponderExcluir
  2. Cecília, vim dar uma passada aqui rapidinha! ^^ Acabei de baixar esse filme, então to anciosa pra assitir, vc me entende, né? XD

    Tem um desafio pra você lá no Kakkoi World:
    http://kakkoiworld.blogspot.com/2011/07/desafio.html

    Ja ne!= ^.~=

    ResponderExcluir
  3. Realmente o filme é exatamente o q a Ceci disse!
    "uma lição de vida"
    assisti esse filme por causa de uma amiga minha q faz psicologia e esse filme foi indicado na faculdade dela para a produção de um artigo...baixei pra ela,mas naum tive vontade de assistir pqme pareceu um pouco monotono de cara!
    só q ai ela me pediu pra assistir com ela,e naum pude negar...
    a cada momento eu me emocionava,e tbm começa a refletir...uma história muito pura sobre o amor e tbm muito delicada!
    os atores são perfeitos,tiveram uma otimaa atuação,digamos ateh impressionante!
    Goatei muito como o filme abordou a questão dos deficientes auditivos...
    convivo bastante com as pessoas surdas.Na minha faculdade tem um centro de ensino para esses deficientes,e tambem tem aulas de LIBRAS para todos os academicos da faculdade gratuitamente...eu msm vou fazer o curso no proximo bimestre!
    Enfim...eu recomendo esse filme, muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Elaine eu também gostaria que meu dia tivesse cerca de 800 horas pra dar tempo assistir tudo que eu tenho em mente. Com certeza você vai gostar desse filme. ♥

    Hoshina,
    Já fui lá no seu blog pegar o Award e lá pro final de semana eu posto, ok? ♥

    Steeeh,
    Já havia comentado com você neh?
    E que bom que você gostou.
    Eu também achei muito lindo mesmo.
    Acho que todos devem ter essa experiência com LIBRAS algum dia. É muito importante esse tipo de informação.

    beijos meninas :*

    ResponderExcluir
  5. Ceciii otsukare sama!!!

    pra ser bem sincera eu fikei com um pé atrás, por ser um tw-movie, eu acho q eles forçam algumas situações, mas nesse não.
    esse ator é ótimo!!! preciso assistir mais trabalhos dele.
    enfim esse movie é muito bom, eu nem vi tempo passar, uma delícia de assistir ^^
    é sempre bom assistir alguma coisa q vc recomenda!!!

    bjs Himê !!!

    emis

    ResponderExcluir
  6. Olá cecí! Sentiu minha falta?
    Bem, o pc ainda tá dando problema, então não sei se voltei a ativa de fato...
    Sobre o filme: Eu sempre quiz assistir esse filme, o pró é que é difícil para mim baixar qualquer coisa no mega, então não tive oportunidade ainda... Vou ver se posso fazer isso qualquer dia.
    bjos amiga!

    ResponderExcluir
  7. AAAAAH EU AMO DEMAIS ESSE FILME *U* você sabe né Ceci, eu fiz maior fogo pra ti ver tsc u_u . Ele é realmente lindo demais.. e tipo eu convivo com muitas pessoas deficientes, desde pequena porque é o trabalho da minha mãe, e sempre tive um carinho ENORME por eles sabe ? ( aliais quero entrar no mesmo ramo, sera minha futura profissão u_u espero k ) então gosto desses filmes que mostra eles mostrando que nada disso importa, que eles se apaixonaram sem precisar dizer uma palavra ... Tava esperando esse post, muito bom Ceci, gostei que você explicou um pouco sobre a língua de sinais.. Eu só sei o alfabeto e algumas palavras e expressões quase nada, ainda quero aprender .-.
    Vejam esse filme galera, ele vale MUITO a pena. muito lindo mesmo *-* . Amei a cena final *o*

    Bj Ceci, desculpe ta meia sumida utimamente , é que tava com preguiça de comentar tanto no meu blog quanto no dos outros, é a velhice chegando t.t k

    ResponderExcluir
  8. Fui olhar na minha lista e não é que eu já tenho ele, nem lembrava mais, agora que você citou acho que vou vê-lo, parece muito fofo, também amo essas histórias de superação de qualquer que seja a deficiência.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Olá Emis,
    que bom que você gostou do filme. Ele me cativou pela simplicidade e pelo fato de o tempo ter passado bastante rápido!

    Jahny, eu senti demais sua falta!
    Eu até fiz um desafio pra você. ;)
    Ah, e tá faltando vc assistir esse filminho.

    Luh, ainda bem que você me incentivou viu.
    Porque como havia te dito, eu tinha baixado e ele estava num canto encostado, porque eu achava que ia ser bem monótono, o que não deixa de ser, mas foi perfeito. E ah, achei lindo o que você falou sobre trabalhar da mesma forma..espero que você realize seus sonhos! <3'

    E Suh, assista mesmo.
    Tenho certeza de que você vai gostar. s2
    respondi seu desafio!

    beijos meninas!

    ResponderExcluir
  10. pena q no sora d e so mega upload =/
    bjos

    ResponderExcluir

Gente, o comentário de vocês é muito importante! hihi Aguardo ansiosamente pela opinião de vocês ;)

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube