quinta-feira, 11 de novembro de 2010

        Olá admiradores do blog,

       Hoje estou aqui para falar sobre uma figura reconhecidíssima em todo o mundo: Akira Kurosawa.
    Akira Kurosawa, em japonês 黒澤 明, Kurosawa Akira, (1910-1998) foi um dos cineastras mais importantes do Japão, e seus filmes influenciam uma grande geração de diretores do mundo todo. Com uma carreira de cinquenta anos, Kurosawa dirigiu 30 filmes. É amplamente considerado como um dos cineastas mais importantes e influentes da história do cinema. Em 1989, foi premiado com o Oscar pelo conjunto de sua obra "pelas realizações cinematográficas que têm inspirado, encantado, enriquecido e entretido o público em todo o mundo e influenciado cineastas de todo o mundo.
   Existem algumas curiosidades sobre esta impressionante figura que não são muito conhecidas mesmo pelos que apreciam o conjunto de sua obra.
   Kurosawa era um detalhista, desenhava todas as figuras dos seus personagens, pois era originalmente um pintor. Os figurinos dos seus personagens foram desenhados por ele com todos os detalhes, bem como os cenários. Os filmes dele tinham um custo elevado, pois ele exigia um grande realismo, tendo reconstruído até castelos que foram queimados para algumas tomadas de cenas.
   Por incrível que pareça, Akira Kurosawa era mais admirado no exterior que no Japão, cujo cinema sempre tinha uma conotação mais intimista, sem a grande eloquência usada por ele. Ele utilizava um número elevado de cavalos e cavaleiros, como em muitas cenas que ficaram famosas.
   Ele enfrentou dificuldades para financiar os seus últimos filmes e só conseguiu produzi-los porque teve a ajuda de famosos cineastas do exterior, notadamente norte-americanos. No Japão, ele não contava com recursos para tanto.
   Existe um importante museu em Tóquio onde estão guardados os seus trabalhos, as pinturas, figurinos e outras peças que foram utilizadas no seu primoroso trabalho. Efetuam-se esforços para conseguir com que o público sul-americano tenha a chance de apreciar, no mínimo, parte deste acervo, cujo transporte, seguro e apresentação condigna envolvem elevados recursos.

       Então é isso galerinha! Para quem estava com saudades dessa figura ilustradíssima,pôde conferir um pouco mais sobre ela aqui! Não percam as indicações para o fim de semana!
Reações:
Posted by Cecília On 22:21 1 comment

Um comentário:

  1. Não vi nada de sua obra, mas tenho curiosidade, ainda novata nesse meio asiático...

    ResponderExcluir

Gente, o comentário de vocês é muito importante! hihi Aguardo ansiosamente pela opinião de vocês ;)

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube