Norwegian Wood para mim é uma obra bem complexa. Um filme baseado no primeiro grande hit de Haruki Murakami no Japão que empurrou o autor para o estrelato literário. Depois da primeira versão do romance em 1987, Norwegian Wood, que "rouba" o nome a uma canção dos Beatles, se tornou um ícone cultural. Um tanto quanto difícil expressar com palavras o que este drama psicológico tem a nos ofertar. Vamos aos comentários?
Sinopse: Em 1968, Toru Watanabe acaba de chegar a Tóquio para estudar teatro na universidade, e mora em um alojamento estudantil só para homens. Solitário, dedica seu tempo a identificar e refletir sobre as peculiaridades dos colegas. Um dia, Toru reencontra um rosto de seu passado: Naoko, antiga namorada de seu grande amigo de adolescência Kizuki antes deste cometer suicídio. Marcados por essa tragédia em comum, os dois se aproximam e constroem uma relação delicada onde a fragilidade psicológica de Naoko se torna cada vez mais visível até culminar com sua internação em um sanatório.
Este filme me lembrou outras temáticas que os japoneses costumam muito abordar. Dramas familiares e intensamente psicológicos são os seus preferidos na minha opinião, e ninguém sabe fazê-los bem como os japoneses(mesmo que o diretor tenha sido um vietnamita). No tocante a este filme, é uma questão de se perceber a essência. Os elementos foram construídos de forma que ele tocasse de uma forma diferente cada pessoa, pelo menos no meu ponto de vista. O rosto e a expressão dos personagens parecem sempre muito próximos, como se a ênfase em suas expressões fosse quase de propósito.
Tive impressões diversas.Inclusive, me imaginei como qualquer um dos personagens. O filme é puro cotidiano, mas o seu brilhantismo está na sua complexidade, aparentemente simples. O efeito visual e as paisagens, de uma forma geral, ajudam a construir um clima nostálgico, onde acredito eu, que essa nostalgia estará de forma mais intensa presente naqueles que viveram em um Japão dos anos 60; mas, de qualquer maneira, você é envolto numa atmosfera que parece que você já esteve presente algum dia; outras vezes a sensação é de que a paisagem representa cada emoção de cada um dos personagens, sendo esta capaz de te 'engolir' muitas vezes.
Acredito que o psicológico dos personagens em si, seja muito melhor abordado no livro. O livro e o filme, de forma alguma devem ser comparados. Mesmo que eu não tenha lido o livro, isto não se faz necessário para compreender este fato. Experiência própria; adaptações são geralmente decepcionantes, talvez por isso tenha gostado do filme. Meu próximo objetivo é conseguir um exemplar deste livro para ler. Sem dúvidas, gostei muito mesmo da história. Tirei várias lições. Inclusive, a frase final pode ser uma espécie de metáfora para muitas pessoas e suas vidas. Interpretem como quiser, este é o grande lance da história!
Senti-me muito envolvida pela história e fico feliz de ter pegue este filme aleatoriamente para assistir. A representação de emoções diversas é surpreendente, imaginem a riqueza de detalhes que o livro deve apresentar. Não preciso nem dizer o quanto a trilha sonora é maravilhosa não é verdade? Tenho certeza que a música
Norwegian Wood estará presente em suas mentes por muito tempo. O filme pode ser baixado no filmes com legenda. Espero que gostem assim como eu gostei e descubram por si sós a essência e tirem suas próprias conclusões. Visitem também nossa página do facebook clicando AQUI! Vocês tem noção que irei assistir este filme de novo?