quinta-feira, 24 de março de 2011



  Olá pessoas, 
  Hoje eu venho trazendo uma super reportagem que foi publicada recentemente e eu achei interessantíssima. Dessa forma, espero que vocês leiam e sejam capazes de saciar algumas curiosidades que possuam a respeito deste assunto!Divirtam-se!


O clássico uniforme seirafuku foi inspirado nas roupas dos marinheiros


O clássico uniforme seirafuku foi inspirado nas roupas dos marinheiros

  Os uniformes escolares fazem parte da vida afetiva dos japoneses. A partir do ginásio (chugako), os estudantes são obrigados a aderir ao uniforme. Até essa fase da vida, seu uso não é uma regra seguida em 100% das escolas. Mas é sobretudo no colegial (kouko) que o uniforme se transforma em um objeto de desejo e status. As peças despertam a cobiça daqueles que não conseguiram entrar nas melhores escolas. O vestibular é bastante concorrido. Em um país que valoriza a educação como forma de ascensão social, quem é visto com o uniforme das escolas mais disputadas é admirado. Afinal, eles terão mais chances de ingressar nas melhores universidades, o que praticamente garante um emprego em uma multinacional japonesa.


         Nessa foto, os estudantes usam o burêzafuku 

        As colegiais japonesas ganharam status de símbolo sexual graças às saias na altura das coxas
        Os uniformes colegiais foram um dos grandes responsáveis pela inovação da moda de rua no Japão

  A partir daí, outros tipos de uniforme vão acompanhar a vida dos japoneses praticamente até a sua aposentadoria. Seja no escritório, em uma loja ou na fábrica, o uniforme é peça obrigatória.
Mas talvez seja a imagem da colegial que tenha ajudado tanto a divulgar os uniformes. São eles que dão às colegiais a aura de símbolo sexual. Com a saia encurtada na altura da coxa, as colegiais japonesas exalam um misto de inocência e volúpia, com seus uniformes sérios e sisudos, mas que customizados, atiçam a imaginação masculina. Desde a década de 80, no auge da bolha econômica, elas foram uma das grandes responsáveis pela inovação da moda de rua e por um novo fenômeno que ficou conhecido como enjo kosai, um eufemismo, cuja tradução literal seria “relacionamento financiado”. Um homem paga para ter a companhia de uma colegial. Pode ser apenas um inocente jantar ou passar para o sexo pago.
  

  Os uniformes escolares começaram a ser obrigatórios a partir da era Meiji, no século 19, quando o Japão investiu freneticamente na modernização, seguindo o modelo ocidental. Não é à toa que o uniforme masculino mais tradicional até hoje se chama gakuran (que pode ser traduzido como uniforme de estudante ocidental), inspirada na farda do exército da Prússia. Para as meninas, o clássico uniforme estilo marinho (seirafuku), apareceu pela primeira vez em 1921 e foi inspirado na marinha real britânica. Mas foi só depois da Segunda Guerra que o estilo se popularizou e perdeu a imagem elitizada. Em geral, consiste em uma blusa com lapela estilo marinheiro, um laço na frente, e uma saia pregada. O comprimento da manga e o tecido (lã, poliéster, entre outros) variam de acordo com a estação. Em vez do laço, podem ser adotados lenços, gravatas e afins. As cores mais comuns são azul claro, branco, cinza, verde claro e preto.

Aqui, os estudantes usam o estilo burêzakata (blazer), que traz o brasão da escola estampado
Aqui, os estudantes usam o estilo burêzakata (blazer), que traz o brasão da escola estampado
           O uniforme estilo garukan, usado pelos personagens do mangá Tenjho Tenge, é o mais comum entre os estudantes            
                                                                                                  
O uniforme estilo garukan, usado pelos personagens do mangá Tenjho Tenge, é o mais comum entre os estudantes


A heroína Sailor Moon ajudou a aumentar o fetiche masculino sobre os uniformes escolares 
A heroína Sailor Moon ajudou a aumentar o fetiche masculino sobre os uniformes escolares

   As escolas particulares começaram a adotar uniformes inspirados nas escolas religiosas ocidentais, principalmente depois de 1980. O mais comum é o estilo burezakata (blazer). Para rapazes camisa branca, gravata, blazer com brasão da escola e calça social (é comum que não seja da mesma cor do blazer). Para garotas, camisa branca, gravata, blazer com brasão da escola e saia com estampa xadrez. As cores variam de acordo com a escola. Independente do padrão adotado, há sempre uniformes para o verão (de tecido mais leve e mangas mais curtas) e inverno (mais pesado e com mangas longas, porém sempre saias) e para atividades esportivas.



  No Brasil, os uniformes escolares ficaram conhecidos graças às personagens de mangás. Como a maioria das histórias em quadrinhos é ambientada em escolas ou vivida por estudantes, o uniforme está sempre presente. Um dos mais marcantes é a de Sailor Moon, uma colegial-heroína. Em vez de capas ou máscaras, ela veste como uma clássica colegial, o que só serviu para aumentar o fetiche sobre as estudantes.







Esta reportagem foi publicada originalmente na revista Made in Japan 139, de abril de 2009 adaptada por mim!
Posted by Cecília On 05:55 28 comments

28 comentários:

  1. Uma reportagem interessante , mas euzinha não conseguiria ficar o dia todo com essa roupa ( lembro o sufoco que era com meu uniforme na época do médio * era neste estilo assim *) .

    Mas isso parece estranho , mas faz parte da cultura oriental .Mas entre os uniformes mostrado fico com o ultimo rosa da foto acima ( Lindinho)

    ResponderExcluir
  2. Amo esse estilo de uniforme!Amiga, lembra do nosso?! hahaha' Era uma saia bem nesse estilo. Ok, ok...não era lá tão lindo. Mas era muito fofo. O

    ResponderExcluir
  3. AInn eu keriia usar uniforme tb!!!
    Pq no brasil isso naum se faz??!?! Q droga eim?!?
    AH tah akii com certeza agente ia ficar sem sai na sala de aula !! hsushuiahsa
    ok parei!!
    bju

    ResponderExcluir
  4. Adoro esses uniformes, um dos que eu mais amava era o do BBF..
    Era apaixonada não só pela farda como pela escola... Cheguei até a dizer que repetiria o ensino medio inteiro so para usar aquelas roupas...rsrsrs
    ótima postagem!!
    Kisses!!!

    ResponderExcluir
  5. Deixa só eu matar vocês de inveja: já udei um uniforme pareciido com esse em um colégio de irmãs,era muito kawaii *-*, nada que se compare aos meus amores japas..mas, a Bárbara está aqui para coonfirmar!sajijisjiasa' adoooooooooooooro', que bom ter vocês por aqui sabia?!

    ResponderExcluir
  6. Os uniformes que variam de escola para escola possuem cada um estilos diferentes que chamam atenção e isso que me interessa.
    Tem alguns que são meio feios e outros que são simplesmente tudo.
    Adorei saber sobre eles.
    XD

    ResponderExcluir
  7. Me mata de inveja cecília!!!!!!*.*
    Adoraria usar um uniforme desses!!!!
    tem uns que são simplesmente TUDOOO!
    Que bom q vc teve essa oportunidade...O que eu usava era horrivelTT..
    Por isso nao sinto nenhuma falta!!
    Bjinho!
    PS.: que bom q vc gosta da gente por aqui pq nos tbm amamos estar por aqui!!!!!Hehe

    ResponderExcluir
  8. na época dos meus pais era obrigatório uniforme assim, minha mãe odiava, ter q acordar cedo, usar meia comprida, sapato tinha q estar brilhando, ficar passando camisa todos os dias... :P
    minha sogra falou q fazia igual as japas, assim q saía de casa enrolava a saia pra ficar mais curta... :)
    eu particularmente gostaria de vestir 1 vez na vida um uniforme desses (qualquer um *-*) mas não gostaria de vestir todos os dias.. mó preguiça de me trocar de manhã! hauihdhisahihds

    no Paraguai algumas escolas ainda são assim, meninas de saia, casaco, camisa, gravata e tal.. :P

    ResponderExcluir
  9. Aninha,realmente eles tem estilos diferentes...e detalhes diferentes que nos façam querer usar cada um!

    E sim tudo para otakus,num colégio de irmãs que era pertinho da minha casa,era esse estilo mais ou menos...qualquer dia vou procurar uma foto o difícil é achar...pra postar aki *--*

    Paula, oi, você é nova por aqui não é? Como vc conheceu o blog? Seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  10. AAAAh QUE interessante *o*(eu amo esses uniformes)
    Meu uniforme é meio parecido*é bem basico*
    mais mesmo sendo basicão me sinto uma rainha
    vestindo ele.*-**agora só falta o koreano gato*
    hihihihi
    Bju amigaaaa*-* fuime*

    ResponderExcluir
  11. Eu tbm usei um desses jajaaj . MAs sim quanto ao comentário no blog vamos por partes.
    1º Ryu Soo Young tbm sou apaixonada pelo sorriso meigo dele é lindo demais . Quanto ao dorama Bad Couple ? Bem ele tem dois momentos um muito engraçado com direito a personagem feminina atacando o pobre para conseguir um bebe e no segundo momento muito drama por conta da doença da personagem ,mas o final é aceitável ( não digo como é pq senão estraga)

    2ºO Denis Oh é lindooooooooooooooooooooooooooooo *O* sua mãe tem ótimo gosto jejejej . Um dorama dele , bem tem vários , na verdade eu vi 2 dele , mas tem um Taiwanes q ele fez recentemente , mas se tiver q te indicar sem pensar duas vezes recomendo - Sweet Spy é otimo é um dorama de ação e romance * sem drama * . Nesse dorama o Dennis é um espião e se aproxima da personagem q é uma policial .Mas acredito q o dorama ainda não tem em port. então...........
    3ºLee Sun Gyun sem dúvida a voz de trovão dele é super sexy jejejee .Virei fanzona dele depois de Coffee Prince já vi N's doramas com ele e filme então uuuuuuuuu.

    Bem obrigado pelo comentário . A propósito as vezes acontece comigo tbm e ai tenho q copiar tudo de novo jejejjeej

    ResponderExcluir
  12. Uma coisa que sempre me intrigou é como essas colegiais conseguem usar essas saias tão curtas, principalmente durante o inverno rigoroso do Japão. Mas adoro esses uniformes. Dão certo charme e por isso mesmo muita não querem abandoná-las. Adorei a matéria Cecília!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  13. Liza,eu queria usar esse uniforme ainda...mas, na faculdade não dá neh?!ushahushuauhush', Cacá que bom que você gostou da matéria e Elaine,valeu por me responder! Irei assistir um drama do Denis qualquer dia,hahahahaha *-*

    ResponderExcluir
  14. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA'
    Eu qeruu um pamim [choro y.y]
    OKSOKSOPKSPOKSPO'
    Pqee na minha escola nun e desse, pqe e uma blusa branca com um simbulo azul, tão simples, y.y'
    Vo pega minha pistolinha de agua com sabão e vou ter uma conversinha com os meus diretores
    HHAHAHAHAHA'-> Risada maléfica...
    Ok Ok parey t.t
    P´KSPLS´PLS´PL'
    Bye BYe
    KIISS'

    ResponderExcluir
  15. Cara Cecília,

    Infelizmente terei que recusar seu pedido de parceria. Fiquei muito decepcionada não com você, mas por uma frequentadora do seu blog (leia-se “Ana”) que você tanto preza.

    Ontem, durante uma conversa em seu chat, essa garota foi logo se intrometendo na conversa e disse que tinha marcado pra mim uma cirurgia pra correção de vista, só porque eu disse que gostava do ator X. Até aí tudo bem. Mas não admito, em hipótese nenhuma, que alguém possa chamar outro ser humano de “iguana”. Aliás, termo bastante pejorativo.

    Fico revoltada quando os nossos próprios jogadores, da seleção brasileira de futebol, são discriminados por estrangeiros, com palavras ofensivas como “macacos”. Ontem mesmo, alguém chegou até a jogar uma banana em direção ao Neymar.

    Sinto muito entrar nesse blog e ainda ter que presenciar esse tipo de pensamento. Realmente perdi meu tempo e essa pessoa não merece meu respeito. Por isso, prefiro me manter longe a ficar esbarrando com ela por aqui.

    E desculpe por usar esse espaço aqui no seu blog. Mas eu precisa desabafar!

    ResponderExcluir
  16. Pacela vim de novo por favor naum se canse de min T.T
    PKSOPSKO.'
    dessa veiz pra te fazer um pedido, quando puder passa la no lbog e de uma olhadinha no nosso momento band renovamos tudo tava tão pobresinho T.T fizemos montagens de fotos com integrantes (FICNARAM LINDAAASS naum minha opinião U.U PKSOSPSKO)e colocamos todos os simgles promocionais agollla sim ficaram dignos U.Uhttp://lamenitira-lamenitira.blogspot.com/search/label/-%27%20Moment%20Bands
    kISS
    agradesso desde ja o/

    ResponderExcluir
  17. Amei o post, e os uniformes chamam mesmo a nossa atenção, pra ser bem sincera quando vi a primeira vez achei muuuito estranho e imaginei que fosse uma produção só para o dorama, mas qual não foi minha surpresa ao descobrir que os japoneses (entre outros) usam mesmo esses uniformes, agora já estou totalmente acostumada e acho muito kawai...

    Mas concordo com a Cacá em relação ao frio, como essas meninas conseguem usar sainhas com o baita frio que imagino que seja por lá no inverno, conheço algumas pessoas que vão trabalhar no Japão mas voltam no inverno porque não suportam o frio de lá.

    Também algumas meninas exageram no mini tamanho da saia, ao invés de kawai fica vulgar, na minha opinião.
    Realmente dá muito pano pra manga esse tema, bem legal...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  18. Achei muito bom, tenho 12 anos e só uso micro saia, mesmo no inverno com neve. É uma delicia sentir frio nas pernas!!!! Aprendi andar assim e vou encinar meus filhos.

    ResponderExcluir
  19. Meu sonho é usaar um uniforme desses *-* HOHO' e ele vai ser realizado daqui a dois anoos \O/' vou fazer um intercambio pro Japão :3 em Tokyo *-* omg, eu vou pirar qndo vestir esse uniforme u.ú -nn,enfim :B mesmo que dê trabalho pra passar a roupa todo o dia e páh, eu quero SIM usar tooooodo o dia esses uniformes :3

    ResponderExcluir
  20. haa porque o Brasil não é assim em.. :/

    ResponderExcluir
  21. Da para identificar de qual escola é, só pelo uniforme.

    Nas escolas tem regras dos comprimentos das saias, cada escola tem uma medida, e as vezes fazem as medições da distância do joelho até a saia.

    No shougaku (1º - 6º ano) o "uniforme" é a mochila. Preta para os meninos e vermelho para as meninas.

    ResponderExcluir
  22. será q nas escolas particulares aq no Basil elas usam essas saias? se sim eu vou concorrer a uma bolsa so pra tentar usar um desses...

    a pobresa é fogo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudei em um colégio particular até o 8-ano,e usava o mesmo uniforme simples de camiseta e calça.Mas eu acho que realmente são muito simples.

      Excluir
  23. oi pessoinhas lindas , olha .. eu aaaaaaamo esses uniformes kyá > < usava um cinza com paletózinho e tudo .. mas vim para o brasil e só voltarei aos 18 pro japan . qeria saber , alguem sabe se o uniforme para faculdade tbm é assim lá ? porq eu ainda qero usar :3

    ResponderExcluir
  24. Um uniforme desse aqui no brasil do jeito que o pais dos primatas seria um caso de estrupo por hora, infelizmente é assim nesse pais primitivo.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Gente, o comentário de vocês é muito importante! hihi Aguardo ansiosamente pela opinião de vocês ;)

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube